terça-feira, outubro 28, 2008

O futuro já começou

Texto que poderia muito bem ter sido escrito pelo Marcelo

Quando comecei a estudar história, ainda no ensino básico, achava muito estranho falar de coisas que já não existiam. Havia uma sensação de estranhamendo maior ainda em se tratando de objetos. Aquela bicicleta que tem uma roda grande e uma rodinha me parecia comicíssima.
Na quarta série, primária, minha professora me deu as primeiras noções básicas de antropologia ao dizer para a turma inteira que cada tempo tinha seus objetos.
- Crianças, daqui a um tempo as pessoas vão achar estranho qu um dia tenha havido carros. Vamos todos voar em naves que nem os Jaksons.
Me vinha uma imagem muito estranha na cabeça. Tudo que é contemporâneo e, naquela época moderno, hoje pós-mederno, me parecia muito fixo e eterno.
Acontece que hoje tive uma espécie de revelação. Os liquidificadores vão acabar, secadores e microondas e batedeiras também. E os carros não serão mais usados - gasolina é totalmente fora de mão. Teremos bicicletas a vapor multifuncionais.

No armário de chaves havia uma caixa de disquetes.

5 comentários:

Darshany L. disse...

o que é DISQUETE????
auhahuahua

Marília disse...

provavelmente ainda usarei secador daqui a vinte anos (ô mania de lavar o cabelo a altas horas..)
mas é mesmo incrível pensar que daqui uns anos teremos um Mp647,mesmo que a 5 anos atrás meu cd player me servia muito bem hoje não consigo mais me imaginar longe do meu mp3 paraguaio, ou seria chines? agora fico imaginando que outras siglas irão inventar para nomear aparelhinhos sensacionais do tipo..
que venha o futuro! o ontem já é velho, á pesar que amo os velhinhos

sacodefilo disse...

Putz... você está coberta de razão. É a cara do meu papo no blogue..
rs
rs
É... Pelos nossos tetxos, as pessoas conhecem a gente melhor do que a gente imagina..

Caramba, eu tenho 37 anos e tenho uma lista de coisas que já morreram do meu universo de coisas. Máquina de escrever portátil, walkman, mimeógrafo (tem escola que ainda usa), lápis com tabuada,...

Mas o mais gostoso de se desejar é tudo aquilo que virá a existir em nosso universo de coisas.. coisas que serão imprescindíveis a nossa felicidade no futuro, mas que, hoje, vivemos maravilhosamente bem sem elas.

Anônimo disse...

Não vejo a hora de começar a voar. Odeio cheiro de gasolina!

Anônimo disse...

é, já tem modelos de carros elétricos sendo desenvolvidos, a gasolina um dia sai de uso. Mas cara, fico me peguntando onde essas mudanças do mercado, cada vez mais rápidas, vão parar...vamos ter que comprar automóveis e produtos eletrônicos todo dia?